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terça-feira, 26 de agosto de 2008

Educação Poluente

Educação, assim como qualquer outra atividade, envolve o consumo de recursos. A desculpa que melhorando a educação aumentaremos a eficiência do uso dos recursos não me convence. O esforço de construção de um mundo sustentável deve vir de todos, sobretudo dos privilegiados.
Em um dia normal, vou de carro para a Universidade que como a maioria das instituições de ensino, consome energia elétrica de maneira ineficiente, gera resíduos (alguns perigosos) e desculpa-se por "estar muito preocupada com o ambiente". A sujeira está por todos os lados, mas mesmo que houvesse um faxineiro por aluno e fosse a instituição esterilizada, ainda assim haveria o descaso dos usuários com o local onde se vive, o que explica todos os outros males do planeta.
Alternativamente, vou de táxi ao aeroporto para tomar um avião movido a querosene, desço em algum lugar distante onde alguém me põe de novo em um carro, vou para um anfiteatro com enorme quantidade de luzes falar para pessoas que também se locomoveram para estar ali.
A cada intervalo são consumidas enormes quantidades de copinhos plásticos. Depois vou dormir emum hotel uma única noite. Toda a roupa de cama e banho terá que ser lavada depois disto.
Tudo é provisório em congressos e eventos, onde vale tudo para atender a demanda de uma semana. Poucas estruturas são reutilizáveis. Uma companhia de eventos, por exemplo, se arvora de ambientalista por substituir madeira pelo mais barato MDF. Para onde vai a enormidade de papéis, pastinhas e canetas ?
Para que imprimir centenas de trabalhos? Não seria muito mais eficiente carregá-los em um provedor onde podem ser acessados por palavra-chave?
É ainda nas escolas fundamentais que formamos esta idéia que um bom fim- aeducação, justificaria um mau meio - a poluição. Visite uma escola antes edepois do recreio. Um exército entra em ação para limpar a sujeira, ensinando aos pequenos que quem pode suja, quem não pode limpa.
Educação não é um fim que justifica a poluição causada. Educação é um meio e se estiver associada à sujeira, termina por reafirmar a poluição como um mal necessário. A boa educação (assim como todas outras atividades humanas) deve estar associada à melhoria dos nossos recursos. Instituições de ensino têm que não só não dar conta de seus resíduos como também dos resíduos dos outros, cumprindo sua função de ensinar.
Na semana que vem, volte aqui para ler sobre outra atividade nobre - a agricultura, e os problemas que causa.
Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é Doutor pela Universidade deHarvard, Professor de Recursos Naturais da Universidade Estadual deLondrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor do livro Biologiada Conservação, e nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP,Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em aduboorgânico e a coletar água da chuva.

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