CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Criação de Unidade de Conservação: Compromisso com a Biodiversidade


Silviane Linque Francischetti
Tecnóloga em Gestão Ambiental
As Unidades de Conservação (UC) representam uma das melhores estratégias de proteção do patrimônio natural. Nestas áreas, a fauna e a flora são conservadas assim como os processos ecológicos que regem os ecossistemas, garantindo a manutenção do estoque da biodiversidade (IBAMA). A criação de Unidades de Conservação (UC´s) nos biomas ameaçados torna-se uma medida bastante eficiente, pois quando se estabelece uma área de conservação cria-se um compromisso para a proteção da diversidade biológica do ecossistema. Entretanto a simples criação de uma UC não cumpre seu papel, se ela não for bem conhecida, ou não apresentar bons programas de manejo e conservação da fauna e da flora. É necessário ainda, após a criação da UC, definirem-se os atores envolvidos para o planejamento das atividades desenvolvidas dentro da unidade, bem como as estratégias de manejo da sua biodiversidade, a fim de se garantir a conservação e proteção da unidade.
O antropismo em áreas naturais da Unidade, por maiores que sejam os cuidados, tem como conseqüência alguns impactos que podemos considerar inevitáveis. A simples presença do homem gera alterações das condições naturais de um ambiente, promovidas pela atividade humana.
Redutos da biodiversidade, elos indispensáveis para a manutenção dos processos ecológicos fundamentais e regiões estratégicas para pesquisas, as chamadas Unidades de Conservação são também palcos ideais para o contato do homem com a natureza preservada através de um processo que pode associar lazer, conscientização e importantes experiências de educação ambiental vivenciada.

0 comentários: