CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Instituto Socioambiental (ISA) - Programa Xingu Contrata TÉCNICO (A) EM GESTÃO AMBIENTAL - LOCAL DE TRABALHO - CANARANA - MT

O Instituto Socioambiental é uma associação civil, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência marcante na luta por direitos sociais e ambientais. O ISA tem como missão institucional defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Produz estudos, pesquisas, programas e projetos que promovam a sustentabilidade socioambiental, divulgando e defendendo a diversidade cultural e biológica do país.
O Programa Xingu visa contribuir com o ordenamento socioambiental da Bacia do Rio Xingu considerando a expressiva diversidade cultural, social, econômica e ambiental que a caracteriza e a importância do corredor de áreas protegidas de 28 milhões de hectares que inclui Terras Indígenas e Unidades de Conservação, situado ao longo do curso do rio Xingu. Desenvolve um conjunto de projetos voltados à proteção e sustentabilidade dos 24 povos indígenas e das populações ribeirinhas que habitam a região, a viabilização da agricultura familiar, adequação ambiental da produção agropecuária e proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares das cabeceiras do Xingu no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu (http://www.yikatuxingu.org.br/).
O profissional terá as funções de assessorar o desenvolvimento de processos relacionados a zoneamentos ecológicos econômicos (estadual e municipal), planos diretores municipais e cadastro ambiental de propriedades, coordenando esforços voltados à adequação socioambiental de municípios e propriedades rurais na Bacia do Xingu no Mato Grosso, articulando-se com prefeituras, sindicatos, associação de produtores, movimentos, organizações e pessoas que trabalham na região.
Responsabilidades:

-Participar na elaboração de estudos e realização de análises sobre processos diagnósticos e planejamentos socioambientais nas diferentes esferas de atuação
-Produzir, sistematizar e analisar informações sobre aspectos físicos, econômicos e socioambientais da região das cabeceiras do Xingu para subsidiar os trabalhos..
-Coordenar esforços para manutenção e atualização de um banco de informações textuais e georeferenciadas sobre a dinâmica de ocupação e uso da terra da região das cabeceiras do Xingu e dos projetos em andamento.
-Manter diálogo e articulação com diferentes atores sociais da região buscando assegurar condições favoráveis ao desenvolvimento dos trabalhos.
-Elaborar projetos para captação complementar de recursos.
-Manter interlocução e elaborar relatórios para os apoiadores dos projetos relacionados.
-Participar na elaboração e execução de cursos, oficinas e seminários de formação do ISA;
-Elaborar informes periódicos sobre o andamento das atividades e projetos, avaliando e propondo melhorias para a coordenação do Programa Xingu.
-Representar o ISA em articulações com outras entidades públicas ou privadas que trabalhem com temas correlatos.
-Cumprir os procedimentos administrativos do ISA.
Perfil requerido:

- Nível superior nas áreas gestão ambiental, biológicas, florestais ou agronômicas;
-3 anos de experiência em atividades afins ao escopo do trabalho apresentado.
-Compromisso com os objetivos e valores do ISA e da Campanha Y Ikatu Xingu (vide site);
-Abertura para entender e trabalhar com as diferentes culturas da região;
-Boa organização no trabalho e habilidade para trabalhar em equipe, formar, articular e motivar os grupos;
-Conhecimento de geoprocessamento.e seus aplicativos
-Habilidades e experiências na concepção e análises quantitativas e qualitativas
-Conhecimento da legislação ambiental federal e estadual do MT
-Capacidade de comunicação e articulação política.
-Proficiência do idioma inglês
-Disponibilidade para residir em Canarana – MT e realizar viagens freqüentes.
-Ter habilitação para dirigir carro e/ou moto. Desejável ter experiência em estradas de terra.
Condições:

-Contrato CLT
-Seguro Saúde e Vida
-Jornada 40 horas semanais
-Local de trabalho - Sede no escritório do ISA em Canarana. 70% do tempo em atividades de campo e 30% no escritório.

Interessados deverão enviar e-mail com as informações abaixo, aos cuidados de André Villas-Bôas (vboas@socioambiental.org), Rodrigo Junqueira (rodrigojunqueira@socioambiental.org) e Donizete (donizete@socioambiental.org) ou pelo correio para o escritório do ISA em São Paulo, Av. Higienópolis 901 - Higienópolis – Cep. 01238-001 São Paulo - SP – até o dia 15 de maio de 2008.
a. Currículo resumido (máximo 4 páginas)
b. Carta justificando interesse e capacidades para o trabalho (com último salário e pretensão salarial)
c. Uma referência profissional (nome, cargo, instituição, telefone e e-mail)

0 comentários: