CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pesquisas científicas no Parque Nacional do Iguaçu-PR

Marina Xavier da Silva*, Apolonio N. S. Rodrigues, Jorge Luiz Pegoraro
Setor de Pesquisa Parque Nacional do Iguaçu/IBAMA
*e-mail: marina.silva@ibama.gov.br


INTRODUÇÃO
O Parque Nacional do Iguaçu - IBAMA, por meio de seu departamento de conservação e manejo, visa fomentar e expandir sua plataforma de pesquisas. Estas devem ser voltadas à geração de conhecimento sobre o parque e seus ecossistemas, disponibilizando conhecimentos para a comunidade científica e para a população de entorno da unidade; subsidiando o desenvolvimento de estratégias integradas de gestão de seus recursos naturais; e, sobretudo, contribuindo de maneira significativa para a proteção e valorização deste Patrimônio Natural da Humanidade.

OBJETIVO
O objetivo primordial do Programa de Pesquisas do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) é proporcionar subsídios mais detalhados para a proteção, manejo e valorização da área protegida. Gerando e disponibilizando informações sobre o PNI, sejam elas dos aspectos naturais, histórico-culturais ou socioeconômicos.

METODOLOGIA
As solicitações de pesquisa são realizadas segundo formulário padrão do IBAMA e entregues a unidade de interesse onde são catalogadas e registradas. Os dados apresentados abaixo foram obtidos a partir da análise do banco de dados existente no Parque Nacional do Iguaçu.

RESULTADOS
Desde 1990, mais de 100 pesquisas já foram realizadas nesta Unidade de Conservação, sendo a maioria delas referentes à biota do ParNa Iguaçu.
Houve um incremento considerável no número de pesquisas realizadas e concluídos nos últimos 4 anos. A maioria delas foram realizadas pelas universidades do Paraná.

CONCLUSÃO
O número de pesquisas realizadas no ParNa Iguaçu vêm crescendo nos últimos anos, exigindo mudanças e melhorias nas estruturas de apoio para benefício do parque e pesquisadores. A maioria das pesquisas são realizadas por universidades do estado do Paraná, principalmente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É considerável o número de pesquisas pendentes (sem informações dos pesquisadores), paradas por falta de recurso ou inadimplentes com a unidade, principalmente com relação a entrega de relatórios e trabalhos finais ao Parque.

“O valor das Unidades de Conservação está na história que os seus recursos podem contar e nas lições que nós podemos aprender. Sem pesquisa nós não seremos capazes de ler a história e certamente não iremos aprender as lições.” Peek (1986) apud Wright (1992).

REFERÊNCIAS
WRIGHT, R. G. 1992. Wildlife research and management in the national parks. Chicago, University of Illinois Press. 224p.

0 comentários: