CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pós em Biologia da Conservação já tem aulas práticas desde o primeiro módulo

O curso de Pós-Graduação em Biologia da Conservação, que teve início no último dia 07, já levou os alunos para as atividades desde o primeiro módulo, que foi sobre Conservação no Parque Nacional do Iguaçu, com o professor Luiz Eduardo Delgado.
Na parte teórica da aula, a discussão foi sobre a história sócio-ambiental da ocupação da região Oeste do Paraná. “Os alunos precisam entender como as políticas públicas influenciam na ocupação de uma área e também como aconteceu todo o processo na nossa região”, conta o professor Luiz Eduardo. “Além disso, também é importante saber o que acontecia com as florestas em cada ciclo econômico”, reforça o professor.
No sábado, a parte prática da aula foi realizada no Parque Nacional do Iguaçu e os alunos foram recebidos pelo diretor do parque, Jorge Pegoraro. O professor do primeiro módulo, que acompanhou os trabalhos, explica que nessa primeira atividade prática os alunos conheceram o plano de manejo e as pesquisas feitas com animais carnívoros no Parque Nacional. “Eles também viram como é a utilização das armadilhas fotográficas e como é a montagem deste equipamento para realizar o levantamento populacional da fauna”, explica o professor Luiz Eduardo Delgado.
A coordenadora do curso de Pós-Graduação em Biologia da Conservação, Elaine Kronbauer, diz que agora, depois do início das aulas, o objetivo é concretizar todas as atividades propostas para o curso. “Queremos que o aluno se surpreenda a cada modulo e sinta-se motivado a produzir grandes projetos de pesquisa junto ao Parque Nacional do Iguaçu”, diz a coordenadora.
O próximo módulo será nos dias 28 e 29 de março, sobre Conservação em Áreas Protegidas, com o médico veterinário Marcelo Chassot Bresolin, de Curitiba. Ele é especialista em Gestão Ambiental e mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é analista ambiental do Ibama e diretor do Parque Nacional do Superagüi, em Guaraqueçaba, no Paraná.

0 comentários: